Notícias


Ações na Agrishow ampliam debate sobre análise do solo


CalparA edição desse ano da Agrishow, que ocorreu em Ribeirão Preto (SP), mostra que uma das tendências para as próximas safras no agronegócio será um olhar para a análise de solo. Se a exposição de máquinas e implementos agrícolas segue como forte do evento, que está na 25ª edição, o avanço da tecnologia engloba a análise de solo, em função da produtividade. 

Cresce entre os agricultores, notadamente os mais preocupados com os resultados da colheita, uma visão de que não adiantarão máquinas sofisticadas se o solo continuar com acidez elevada. "Sem correção de solo, vamos depender de mais e mais áreas de plantio, o que encarece a produção", analisa Oscar Alberto Raabe, presidente da Abracal. 

Entre os mais de 800 expositores, estavam a Calpar, do Paraná, e Embracal, do Estado de São Paulo, ambas da área do calcário. O balanço de visitantes sairá nos próximos dias, devendo ficar próximo de 150 mil pessoas. Os organizadores avaliam alta próxima de 5% nos negócios. 

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentou na feira a SpecSolo, plataforma digital que integra georreferenciamento de amostragem à análise de solo por infravermelho. A ferramenta gera recomendações de fertilização e correção do solo, informa o site da feira. 

Fruto de uma parceria com a Speclab, o produto utiliza um banco de dados com mais de 1 milhão de amostras de solos de todas as frentes agrícolas brasileiras. Software em nuvem e equipamento automatizado para coleta de espectros de solo integram o produto, para uma análise não destrutiva, rápida e econômica. 

Campo e cidade 

A feira concentrou em ruas específicas os setores da cadeia produtiva. As vias com fornecedores de insumos e tecnologia viram o número de visitantes aumentar. Novas variedades de sementes, por exemplo, para cana e grãos, e drones que geram imagens para extração de dados foram bastante procurados. 

Franscisco Maturro, presidente da Agrishow, avalia que avanços tecnológicos favorecerão a imagem do setor junto à população brasileira. A cidade e o campo precisam ser vistos como um espaço único, diz Maturro. 

As associações brasileiras do Agronegócio (Abag), da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), e da Difusão de Adubos (Anda) e Sociedade Rural Brasileira organizam a Agrishow.


Data: 09/05/2018
Fonte: Assessoria de Imprensa - Abracal
Voltar


Rua Comendador Rheingantz, 50/202
Bairro Auxiliadora - CEP 90450-020 - Porto Alegre - RS
Telefone (51) 3330-7765 / 3330-0037
Fax (51) 3330-7765
E-mail: abracal@abracal.com.br